Frequência de
interrupções no conjunto 2 teve redução de 53,74%.
Para garantir a máxima
qualidade na prestação de serviço por parte das distribuidoras de energia
elétrica, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) utiliza alguns
indicadores de desempenho em sua rotina de controle. Entre eles, os chamados
DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), e FEC (Frequência
Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), os quais visam analisar o
padrão de continuidade desse serviço.
A redução de DEC e FEC
é especialmente importante para a Cermissões, não apenas porque indica a oferta
de um serviço de melhor qualidade, mas também porque está diretamente ligada à
redução de perdas operacionais.
O sistema elétrico nacional,
dividiu a área de permissão da Cermissões em dois conjuntos, para melhor apurar
os índices de atendimento comercial e técnico: Conjunto 1 (Fronteira), e Conjunto
2 (Missões).
Nos últimos anos, os
investimentos da Cermissões em tecnologia de ponta e treinamentos das equipes
técnicas, tem possibilitado a diminuição dos índices do DEC e FEC.
REDUÇÃO MÉDIA DA
CERMISSÕES FOI DE 32,18% NO DEC, E DE 44,58% NO FEC, DE 2021 PARA 2022
Na comparação dos
resultados dos índices totais de 2021 para 2022, a Cermissões obteve resultados
muito satisfatórios, reduzindo grandemente a interrupção e a frequência de
interrupções no fornecimento de energia aos associados.
No conjunto 1, a
redução no DEC foi de 30,22%, e no conjunto 2, a redução foi de 34,15%. Na média,
a redução equivalente as interrupções de fornecimento de energia por
consumidor, foi de 32,18%, no comparativo 2021/2022.
Quanto a frequência de interrupções
por consumidor – FEC, a melhora de 2021 para 2022 foi ainda maior. No conjunto
1, a redução foi de 35,42%, e no conjunto 2, de 53,74%. Redução média de
44,58%.
O tempo médio de
atendimento – TMAE, também foi reduzido, comparando os dados de 2021 para 2022.
No conjunto 1, a redução foi de 1,61%. No conjunto 2, a redução foi de 10,96%.
A maior agilidade e
confiabilidade no atendimento aos consumidores, deu-se pelo trabalho de
telecomando e automatização das chaves religadoras automáticas, e demais
equipamentos especiais como capacitores automáticos e reguladores de tensão.
O telecomando destes
equipamentos, possibilita o monitoramento dos níveis de tensão e corrente que
circulam nas redes de distribuição, melhorando e garantindo a qualidade da energia
distribuída aos Cooperados.
Conforme o Engenheiro
Eletricista da Cermissões Nerisom Rohleder, é importante ressaltar que os
investimentos e melhorias nas redes de distribuição de energia, com postes de
qualidade fabricados pela Cooperativa, cabos reforçados, e os deslocamentos de
redes para as margens das estradas facilitando o acesso e as manutenções, também
contribuem para e melhora destes índices.
Para o Coordenador da
Central de Operações e Distribuição – COD -, Junior de Oliveira Schlotefeldt, as
somas de fatores são fundamentais para as reduções destes índices, inclusive
devemos considerar que nos últimos anos, a nossa região teve baixa incidência
de chuvas e temporais, que aumentam os problemas nos sistemas de distribuição
de energia, e dificultam as manutenções.
Esses esforços e
investimentos constantes, contribuem diretamente para a efetivação de um
sistema de distribuição muito mais eficiente e seguro, o que, por sua vez,
impacta diretamente na qualidade do serviço prestado aos associados. Com
dispositivos remotos inteligentes conectados às redes de energia elétrica, é
possível avaliar em tempo real o desempenho do fornecimento, bem como a saúde
dos medidores e outros componentes do sistema. Dessa forma, qualquer
interrupção, seja ela ocasionada por acidentes, más condições climáticas, furtos
e fraudes, é passível de identificação quase imediata, destaca o Presidente da
Cermissões Diamantino Marques dos Santos.
Cermissões, a Luz das
Missões!