A Cermissões manifesta com profundo pesar o falecimento do radialista Fábio Birck, ocorrido na manhã desta terça-feira, 17 de junho, aos 54 anos, após uma intensa e corajosa batalha contra um câncer.
Fábio era filho dos sócios fundadores da Cooperativa, o pioneiro Aloísio Erno Birck (Sapateiro), um dos 51 primeiros associados da Cermissões, e de Isolte Müller Birck.
Sua história e seu vínculo com a Cooperativa foram marcados por carinho, respeito e admiração mútua.
Com uma trajetória de 37 anos dedicados à radiodifusão, Fábio Birck teve passagens marcantes pela Rádio Caibaté, onde cativou o público com programas como Canto da Minha Terra, Show de Bandas e Missões Gaita e Viola. Também atuou na Rádio Sepé Tiaraju e na Rádio Guaramano, além de narrações esportivas vibrantes e participações em programas jornalísticos.
Mesmo após se afastar dos microfones por questões de saúde, Fábio jamais se afastou da comunidade Missioneira, mantendo seu compromisso com a informação, a cultura e a solidariedade.
Atuou como assessor de imprensa nas prefeituras de Entre-Ijuís e Eugênio de Castro, onde sempre valorizou a presença da Cermissões, abrindo espaços em sua comunicação institucional para a Cooperativa.
Em 2023, realizou sua última visita à Cermissões, acompanhando uma comitiva da Prefeitura de Eugênio de Castro, para tratar da extensão de rede elétrica até a Lagoa da Mortandade. Na ocasião, gravou uma entrevista com o presidente Diamantino Marques dos Santos e foi também entrevistado pelo assessor de comunicação Vanes Della Flora, quando relembrou com emoção sua história com Caibaté, sua infância e sua admiração pelo trabalho do Presidente Diamantino.
(Reveja a entrevista no linck: https://youtu.be/dC3sfpaOCIY?si=ocpcHSMeExLfDz-L)
A direção da Cermissões, em nome de toda sua equipe e associados, expressa seus mais sinceros sentimentos à esposa Isabel, e às filhas Pauline e Rafaela, desejando força e serenidade neste momento de dor.
Fábio Birck parte deixando um legado de voz, empatia e compromisso com as pessoas. Uma história que ecoará com carinho no coração da família Cermissões.
Velório e cerimônia de despedida:
Velório: A partir das 11h na Capela da Funerária Tesche – Rua Doze de Outubro, nº 60, Centro Norte, Santo Ângelo.
Cremação: Às 16h no Crematório Dom José, em Santa Rosa.



